sábado, 29 de setembro de 2007

RESUMO DA AULA DO DIA 24/09


TEMA: INCLUSÃO DIGITAL
Para entendermos um pouco do que é a inclusão digital utilizamos textos do moodle (Dogmas da inclusão digital de André Lemos) e o da professora Bonilla (Inclusão digital: formação de professores).
  • No primeiro texto o autor nos faz refletir sobre a inclusão. Ele explicita alguns pontos os quais são:
- incluir não é treinar para o exercício mecanizado de programas;
- incluir=excluír;
- inclusão no Brasil é uma utópia social;
- incluir é levar o indivíduo a exercer sua habilidade cognitiva, assim o conduzindo a compreender as mudanças do espaço temporais da cibercultura e a constituição da sociedade em rede;
- incluir não é adaptar o indivíduo ao sistema digital;- o individuo precisa desenvolver o seu cognitivo para dominar, mudar, desconstruir discursos e alterar rotas dos produtos que existem;
- o padrão da inclusão deve ser desconstruída.
  • No texto da professora Bonilla destaquei que:
- a inclusão digital é um processo capitalista, com o objetivo de incluír para aumentar o mercado consumidor;
- conflitos entre professores x alunos, quem sabe mais no mundo digital;
- para incluir é preciso que o usuário entenda o porque da utilização digital.
  • O texto discute também as dificuldades do professor a se inserir no mundo digitalos quais são:
-a não existência de uma política de inserção dos professores nesse contexto;
- a questão do tempo para estudar, discutir, analisar as potencialidades, do uso da tecnologia na educação;
- deve haver a desconstrução da idéia sobre as tecnologias pelo docente;
- falta de iniciativa pelo professor para que este se interaja com o mundo digitalizado.

No decorrer da aula a professora procurou explanar sobre a alfabetização e a inclusão digital falando do seu surgimento e implicações no contexto social. O termo inclusão digital, surge no ano de 2000 e 2001 no governo de FHC, no seu mandato acontece o primeiro encontro sobre a inclusão digital.

Para compreendermos, a inclusão temos que entender também a época que estamos, pois este fato propiciará na aprendizagem do contexto digital. Além disso, o espaço tem que está coerente com a época que nós estamos.

Antes da inclusão o termo utilizado era alfabetização digital (acontecia através dos cursos para manuseios das máquinas). O termo alfabetização e inclusão surgem em momentos, e com perpectivas diferentes, sendo que os dois tem o mesmo sentido.

Dificuldades com o termo alfabetização:
- conceituá-la se torna díficil, pois o contexto histórico brasileiro enfrentou várias dificuldades de compreensão do que é ou não alfabetizar;

- Alfabetizar através de sistematização do código, isso não quer dizer o entendimento do que está sendo lido;

- alfabetização digital é a habilidade técnica de operar os códigos sem a compreensão crítica.

Um pouco do contexto histórico para a compreensão da origem da inclusão

N a década de 70 tudo era explicado através das classes sociais, nessa época falava-se em coletivo social. As classes sociais entram em crise devido as relações de trabalho, com intuito da busca de melhores condições. Nesse momento começa as divisões dentro das classes sociais e a distinção das articulações familiares, econômicas e sociais. Com isso, surge a eclusão socialcom suas implicações as quais são: privação salarial, sociabilidade restrita, condições precárias de moradia... Isso conduziu a descoletivização, agora não é mais os grupos que vão para a margem social e sim o indivíduo.

As classes passam a serem divididas entre: classe alta, classe média, etc. Nesse processo começa a marca capitalista que é a individualização.

A culpa da exclusão é dada ao indivíduo, ou seja, ela não é de responsabilidade do contexto sócio-econômico, o qual colocou o sujeito nesta situação. Logo não existe exclusão, mas sim desigualdade social. Ela não é uma categoria de analise, e sim uma problemática social que vem privar os sujeitos das coisas, gerando inquietações da sociedade para compensar esse problema. Na década de 90, surge as ONG's com o objetivo de compensar o problema da problemática social, e de manter os indíviduos sobre controle. Elas se utilizam de discursos para que os alunos que participam dos programas das ONG's se sintam motivados a superarem as situações de exclusão. Assim, a sociedade se exime do seu papel passando a responsabilidade para o sujeito. Contudo a lógica de inclusão surge da exclusão com o objetivo de amenisar os quadros sociais. Ou seja, está incluído ou não, é a problemática deste tema. O modelo de inclusão esta sempre em transformação.

Ainclusão entra no contexto da exclusão para resgatar algumas pessoas e não o coletivo, pois ele

é individualista. Ele é um modelo hegemônico que conduz ao rotativo: eu - inclusão - exclusão - eu - inclusão - exclusão, assim sucessivamente.

Tipos de inclusão: social, digital, sócio-tecnologica, educacional, ambiental ...

Com essa explanação podemos dizer que o conceito de inclusão digital, é inerente de cada indivíduo, ou seja, ela surge da concepção subjetiva de cada ser humano. Assim, não existindo um conceito concreto que defina o seu significado.

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