sábado, 22 de setembro de 2007

Reflexão da aula (17/09): tema sotware livre

A aula decorreu tendo como texto base a cartilha de software livre na Bahia, textos do moodle e o debate em sala. Por meio dessas três fontes podemos dizer que software livre é um espaço livre para a utilização digital, onde temos total liberdade para modificar o programa de acordo com nossas necessidades. Com isso, ele se diferencia do software proprietário que nos limita, através da imposição de seus programas. Ou seja, no software proprietário o acesso é restrito, não disponibiliza a fonte, o homem não tem acesso de como ele é produzido. Ele é inseguro, pois não sabemos o que ele faz. Nele é possível a invasão de dados. Ele também só possui o código binário e o usuário é apenas consumidor. No software proprietário é cobrado uma licença ao consumidor, para que este último tenha a permissão de utilizá-lo. Enquanto no software livre, temos acesso ao código binário e ao código fonte, ou seja, ao usuário é disponibilizado a cadeia toda. Através destes códigos podemos modificar e sabermos o que faz ou não o programa. Devido a isso, ele é mais seguro que o anterior. Nele o usuário é produtor de tecnologias e não apenas consumidor. Para utilizá-lo o usuário não precisa de licença do fabricante, pois ele está sempre disponível. Com o software livre os recursos tecnologicos no Brasil se tornam mais baratos para a produção de outros programas, ou seja, diminuindo os custos ou os tornando nulos. Alicença para a utilização do software livre é controlada pela Copyleft (conhecimento aberto), enquanto a do proprietário é controlado pela Copyright (conhecimento fechado).
Osoftware livre contribuí com a ciência, a tecnologia e a cultura para o desenvolvimento dos conhecimentos e o aperfeiçoamento dos conhecimentos coletivos dentro do contexto social, ou seja, ele é um meio solidário na distribuição de conhecimento. Ele pode ser desenvolvido com a tecnologis local. Este programa também é uma forma de lutar contra o monopólio de grandes cooperações, que não possibilita o compartilhamento intelectual e coletivo de conhecimentos. O usuário pode comercializá-lo, bem como tem opção de deixá-lo disponível ou não. Assim, o software livre é uma alternativa de leberdade de expressão, econÔmica e tecnológica. Mas para utilizá-lo se faz necessário que o usuário conheca a forma de acesso, através do código fonte.
O código fonte é o programa com a linguagem inteligível pelo computador e pelo homem. Ocódigo entra na máquina decifrando o programa, gerando outro código, ou seja, ele traduz o código compreensível pela mesma (binário o e 1). Ocódigo binário volta para a máquina e executa a tarefa. Quando não compreendido pela máquina, ela trava a tarefa, que vai ser realizada. Ocódigo fonte é necessário para saber o que o software vai fazer. Para modificar o código fonte temos que passar por todas as etapas como: código - nova combinação - código binário.

Nenhum comentário: