sábado, 25 de agosto de 2007

MODERNIDADE X PÓS-MODERNIDADE

Analisar a modernidade e pós modernidade, nos exije a compreensão dos dois termos, sendo que o primeiro foi criado como forma de reger o mundo através das ciências modernas que inauguram as Universidades. Nela o cidadão encontra-se conformado socialmente, e há uma delimitação das idéias, ou seja, não ocorre uma abertura de espaço para as tendências contemporâneas (libertária) para a transformação do cidadão. Enquanto a pós modernidade é como a complexidade, cheia de incertezas, indeterminações, ambiguidades, paradoxos e contradição. A pós modernidade requer uma transformação do espaço para a utilização das tecnologias e do conhecimento cultural. Por isso, compreender o sentido da palavra pós-modernidade, nos implica em uma refexão ampla do seu contexto, pois não é uma coisa simples de ser compreendida. Sendo que ela envolve o social, o econômico, político e o cultural. Ao lêermos os textos sobre o assunto e ao assistirmos os vídeos em sala, nós percebermos as implicações que envolve a questão da pós-modernidade, pois ela não possuí uma forma definida de conceituação e sim uma forma ampla de acordo com nosso entendimento do real. Sendo assim, a pós-modernidade está sempre em reeconstrução, ou seja, ela está sempre sofrendo modificações socialmente, econômicamente e culturalmente.
No âmbito educacional está visão encontra-se limitada, pois existe uma preocupação em adequar os alunos, inserindo apenas o computador dentro do ambiente escolar, mas integrá-los a pós-modernidade, vai mais além disso. Os alunos precisam compreender o contexto de forma interdisciplinar, ou seja, sua cultura e conhecimento extra escolar tem que ser colocado em pauta, conduzindo-os assim, a uma melhor compreensão do seu sentido, o qual não se restringe apenas em explicações simples. Contudo se faz necessário uma integração maior entre alunos e professor para que o ambiente de conhecimento se ampliem, e que a construção desse ideal seja efetuado respeitando sempre a idéia de que no contexto pós-moderno não existe certo ou errado. Sendo assim, o contexto educacional precisa de um espaço aberto democraticamente para as novas idéias que surgem para a reeconstrução do espaço seja ele: social, ecônomico, político ou cultural.

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