terça-feira, 28 de agosto de 2007

AULA 27/08: A CIBERCULTURA

Pontos interessantes do texto: Cibercultura de Pierre Lévy.
A INTELIGÊNCIA COLETIVA X A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O NOVO PAPEL DO PROFESSOR
O texto de Pierre Lévy, nos remeteu a abordagem da inteligência coletiva no espaço da Ed. a Distância , ou seja, a articulação dos sujeitos em redes, não comporta mais a inteligência artificial (individual) e sim a coletiva. Nesse contexto educacional, o professor tem o papel de construir ambientes para a troca de conhecimentos. Sendo assim, o docente deixa de ser um fornecedor do conhecimento, passando a ser um animador (despertador, expectador, condutor), dessa nova inteligência.
UTILIZAR O CIBERESPAÇO DE FORMA CONSCIENTE
No contexto do ciberespaço, devemos aprender a filtrar as informações que mais nos interresam, ou seja, o espaço interativo deve ser utilizado de forma consciente.
CIBERESPAÇO E O CONHECIMENTO
Ele nos conduz a construção e reconstrução de conhecimentos, através da troca de experiências dentro do espaço digital. A pluralidade de culturas encontradas neste espaço nos rege a conquista e ampliação de nossos conhecimentos.
CAPACIDADE DE SIMULAÇÃO DO REAL NO CONTEXTO DIGITAL
Na cibercultura podemos simular o real prolongando a capacidade de imaginação e de pensamento. A simulação ocorre como forma especial de conhecimento, que nos permite a formulação e a exploração rápidas de grande quantidade de hipoteses.
OBS. A simulação não pode substituir o racíocinio humano apesar de suas vantagens.
OS AVANÇOS TECNOLOGICOS E SUA IMPLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Com a ampliação dos espaços digitais, as formas de aprendizagem tendem a crescer e nos dá outras possibilidades na construção de conhecimento. Sendo assim, o meio institucionais como as escolas deixam de serem as únicas formas de aquisição de conhecimento.
CONCLUSÃO
Com os avanços tecnológicos os espaços de trocas de conhecimentos se ampliaram e nos dão respaldo para conhecermos outras culturas e outras formas de vermos o contexto social, o qual vievemos. O espaço digital nos dá condições de interação democrática, ou seja, ele não determina nossa forma de interação, mas sim nos dá condições de apropriação desse espaço de modo democrático. Contudo a inserção desses novos meios de condução do saber pode ser de grande valia para a abertura de uma educação democrática, pois no contato com a cultura do outro é que os alunos passaram a análisarem, a desconstruir e a reconstruir sua própria cultura. Antes de mais nada devemos absorvermos os avanços tecnologicos sem nos esquercermos de estarmos sempre valorizando a nossas experências e respeitando a do outrem.

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